SD Noticias
SD Noticias

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO DESIDÉRIO REALIZA ABERTURA DO PROGRAMA BAHIA ALFABETIZADA CRIANÇA

 


A Secretaria de Educação de São Desidério (SEDUC) realizou na manhã desta sexta-feira, 12, a abertura do Programa de Formação de Professores, Coordenadores, Supervisores e Gestores. Programa Bahia Alfabetizada Criança, uma ação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), uma nova política de alfabetização lançada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), que vai subsidiar ações concretas aos municípios que aderiram ao programa.

O Programa Bahia Alfabetizada Criança estabelece um pacto de cooperação entre o governo estadual e os 417 municípios baianos, responsáveis constitucionalmente pela alfabetização. A Formação de professores é uma ação para assegurar a alfabetização das crianças na idade adequada e intensificar o combate ao analfabetismo. O foco é aprimorar o aprendizado nos 1º e 2º anos do ensino fundamental e promover a recomposição de aprendizagem do 3º ao 5º ano. A ação foi criada por meio da Lei nº 14.949/2025 com o objetivo de fortalecer a Educação, com foco principal na alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos.

Assim, fortalecendo ainda mais a Política Pública Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) que tem como principal objetivo garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, além de assegurar a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano.

“A alfabetização é a base de toda a educação, ler, escrever e compreender o que ler é um direito garantido pela LDB. Garantir esse direito é um compromisso e um dever de todos nós professores. A formação de professores é importante para refletir sobre as práticas pedagógicas e assim fazer as intervenções necessárias para melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem”, explicou a Articuladora Municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, professora Cirlene Gomes.

Para a professora Clézia Vieira, a formação é fundamental para orientar, atualizar e capacitar os profissionais. “Este momento nos permite dividir experiências, renovar o conhecimento e mudar o que é preciso para levar mais qualidade no ensino em sala de aula”, comenta.

No total 175 profissionais participam da formação durante todo o dia, outros encontros serão marcados durante o processo formativo 2025/2026, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). “Aderir ao programa significa fortalecer, ainda mais, o nosso trabalho na luta diária de levar uma educação de qualidade a nossas crianças, são 33 unidades escolares em um município tão grande, isso é desafiador, já temos uma grande estrutura de trabalho pedagógico e precisamos assegurar que todas as crianças tenham garantido, o direito a alfabetização”, conclui a secretária da SEDUC, Iléia Almeida.

Fonte: Ascom/Prefeitura de São Desidério
Redação: site. SD NOTÍCIAS 📰 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem